Dez perguntas a fazer antes de comprar um robot de limpeza do chão

Farto de aspirar a sua casa? Cansado de se dobrar para limpar debaixo dos móveis? Irritado sempre que precisa de uma esfregona para lavar o chão? Um robot de limpeza de pavimentos (RFC) pode ser a resposta. 

Em comparação com os primeiros RFCs, os modelos actuais são super inteligentes, fiáveis e podem chegar debaixo de camas e móveis. Têm inteligência integrada para trabalhar nas zonas mais desarrumadas da casa e podem ser programados para limpar divisões especificas em horários diferentes. Para além disso, os nossos robots têm inteligência incorporada, permitindo que limpe exatamente como, quando e onde você limparia. Os modelos mais recentes incluem eficientes escovas e mopas que entram em ação quando o dispositivo passa de um tapete para um pavimento duro. 

A nossa oferta é muito variada e os nossos modelos oference uma quantidade de funcionalidades que aumentam desde o nosso modelo de primeiro preço até aos produtos de gama alta. Os preços vão de cerca de €200 para um bom modelo básico até mais de €1.000 para o nosso modelo mais premium, com todas as funcionalidades disponiveis. Assim sendo, qual é o aparelho certo para si? Neste artigo, respondemos a algumas das perguntas que o ajudarão a tomar a decisão certa para a sua casa, a sua família e a sua carteira.

1. A minha casa é muito desarrumada?

Se a sua casa é limpa e arrumada, um bom modelo mais básico será suficiente para a limpeza diária. Mas se tiver animais de estimação, uma família ou visitas regulares, procure um RFC que lhe permita ajustar preferências de limpeza, detete e evite obstáculos, incluindo "acidentes" de animais de estimação e que lhe lave a cozinha. Se estiver a comprar um 2-em-1 (aspira e lava), certifique-se de que escolhe um que não molhe nem suje as suas carpetes ou tapetes.

A atenção aos detalhes é tudo. Para familias ocupadas, é fundamental não terem de andar a arrumar antes antes do robot sair para limpar. Um bom RFC é capaz de se mover suavemente entre os móveis e até mesmo limpar onde você não consegue chegar. Por exemplo, debaixo da cama, ao longo dos rodapés ou em cantos poeirentos. Há também uma sofisticada tecnologia de deteção de objetos, para que o robot possa navegar pela desordem e e fazer a limpeza completa sem problemas.

Certifique-se também de que tem espaço suficiente para as estações de carregamento. Alguns modelos podem ocupar bastante espaço, quando têm depósitos de água e de auto-esvaziamento. Verifique sempre as dimensões no sítio Web do fabricante ou do retalhista. 

2. Que tipos de superfícies necessito limpar?

null

Se tiver uma casa com diferentes superfícies, como tapetes, azulejos, alcatifas e madeira, escolha um aparelho que se ajuste automaticamente a diferentes tipos de pavimento, para obter os melhores resultados.

null

Para pavimentos duros em áreas movimentadas, precisará de um aparelho com mopa incorporada. Mas certifique-se de que escolhe um RFC com mopa elevatória, que a sobe totalmente acima do equipamento, para que não suje os tapetes. Porque é que isto é importante? Porque a missão de um RFC é fazer a limpeza por si, deixando a sua casa com um ambiente limpo e fresco, e não sujar os teus tapetes com a mopa humida. Os RFC modernos também facilitam a remoção das mopas utilizadas para serem lavadas numa máquina de lavar normal.

null

Alguns fabricantes dão grande importância à potência dos seus equipamentos, mas isso por si só não é suficiente. Procure produtos com escovas que agitem a sujidade e a extraiam, dirigindo-a até ao canal de sucção.

3. Quanto é que devo gastar?

Quanto maior for a sua casa e o número de superfícies diferentes, provavelmente mais elevado será o preço do robot que se ajusta às suas necessidades. Dito isto, se tiver um apartamento com uma área útil pequena e poucos obstáculos, um RFC que recolhe de forma fiável a sujidade e o pó, pode ser a solução para ti. Podes encontrar este robot a partir de 200€.

Os aparelhos de gama média acrescentam funcionalidades inteligentes que evitam perigos como fios e dejectos de animais de estimação. Estas características são fundamentais para garantir que tem um robot com verdadeira inteligência a limpar como se fosse você a fazê-lo - exatamente da forma que pretende. Com a gama mais alta, obterá uma limpeza superior e com Descarga Automática de Sujidade, que permite que o depósito do seja esvaziado automaticamente para a base. 1.000€ podem parecer muito para um RFC, mas as horas poupadas com a limpeza da sua casa, da forma que pretende, sem que tenha de fazer qualquer trabalho, fazem com que valha a pena.

null

4. Combina com o meu estilo de vida?

Escolha um RFC que possa programar rapidamente. Deve ser fácil definir horários diários ou semanais para que o teu robot limpe nos momentos que mais necessita, como depois de passear o cão e chega com as patas sujas, ou depois de os miúdos chegarem a casa depois de brincarem ao ar livre. Os RFCs modernos também facilitam a definição de "zonas interditas", incluindo salas de escritório e outras áreas utilizadas para chamadas e reuniões. 

Acima de tudo, escolha um RFC que não se perca ou fique preso. Idealmente, deve saber como evitar obstáculos e quando regressar à base para recarregar. Isto significa que pode ir para o trabalho ou para as férias com a certeza de que o seu robot irá completar a sua missão de limpeza sem interrupções.  

5. É amigo dos animais? (Também conhecido como o dilema das pipocas vs cocó)

null

Não vamos estar com rodeios. A última coisa que se quer é um RFC que não consiga distinguir entre um monte de cocó e um monte de pipocas. Felizmente, alguns RFCs modernos têm câmaras frontais que conseguem distinguir a diferença. Isto significa que as pipocas são recolhidas enquanto o cocó fica onde está. Certifique-se de que presta atenção aos objectos específicos que o RFC pode evitar. Alguns são especificamente concebidos para evitar objectos relacionados com animais de estimação e são concebidos especificamente para casas com animais de estimação.

null

Se o seu cão ou gato está a mudar o pelo, também vai querer uma definição de limpeza profunda, especialmente para tapetes e alcatifas. As mopas para lavar e esfregar o chão são uma óptima ideia se as patas enlameadas no corredor forem um problema recorrente. Os aparelhos com duas escovas centrais e escova de limpeza de cantos e rodapés serão mais eficazes a acabar com a sujidade deixada pelos nossos amigos peludos. Procure robots com filtros que eliminem as partículas do ar aspirado para um ambiente mais limpo.

6. Os meus filhos vão parti-lo?

Mesmo o RFC mais rápido não consegue ultrapassar um bebé cheio de energia. Mas neste caso, escolha um modelo que tenha um bloqueio para crianças (e animais de estimação) que impeça a sua ativação acidental.

Também sabemos que, com as crianças, as salas cheias de brinquedos são por vezes mais desarrumadas e mais criativas. Se quiser proteger a construção de um arranha-céus de blocos de construção, ou de um puzzle, procure um aparelho com "zonas interditas" e "detetar e evitar objectos", que protegem o trabalho dos pequenos arquitectos e artistas. Estas características também proporcionam paz de espírito pois é menos provável que o seu robot fique preso a meio da limpeza e é menos trabalhoso para si ter de arrumar tudo antes de o robot iniciar a sua missão de limpeza.

null
null

7. Quão inteligente tem de ser o robot? 

Um dos maiores avanços dos RFC nos últimos anos é a tecnologia de sensores e câmaras frontais que detectam objectos em tempo real. Isto garante que o dispositivo não fica preso em perigos como cabos de carregamento, meias e atacadores. Isto é realmente importante, porque um robot preso pode impedir que o seu robot conclua a sua missão de limpeza.

Um modelo de baixo perfil é melhor para quando é necessário aspirar por baixo de superfícies baixas, como debaixo da cama. Se este for um problema, evite modelos que utilizem uma torre laser (LiDAR) para navegação que aumentem a altura do dispositivo. Alguns RFCs que utilizam laser também consideram as colchas das camas e cortinados como obstáculos e não passam por baixo dos móveis, ou não chegam até à janela. Atenção a isto na hora de escolher o seu RFC.

Se tem muitos tapetes e carpetes em casa, quando se trata de lavar ou esfregar o chão, certifique-se de que escolhe um modelo com uma mopa totalmente elevatória e com proteção contra gotejamento. Isto garante que as suas carpetes e tapetes permanecem secos e limpos quando o robot muda do modo de lavar ou esfregar para o modo de aspirar. 

Os robots concebidos com software inteligente incorporado podem evoluir tornar-se mais inteligentes com o tempo. Muitos têm a capacidade de atualizar o software através da aplicação, acrescentando mais funcionalidades à sua experiência de limpeza à medida que são lançadas, sem que tenha de comprar nada de novo.

8. É fácil de utilizar?

null

Está a comprar um RFC para poupar tempo, por isso evite dispositivos com instruções de configuração complicadas e aplicações complexas. Um bom RFC de nível de entrada navegará automaticamente pelos pisos da sua casa, enquanto os dispositivos de topo de gama têm "mapas inteligentes" e até identificam as divisões, zonas a limpar, zonas interdita e o mobiliário da casa. Assim, a limpeza será muito mais fácil. As aplicações devem ser simples de navegar para que possa definir sem dificuldade horários e criar diferentes rotinas de limpeza.

null

Alguns dispositivos podem ser activados através de instruções de voz para dispositivos Alexa, Google Assistant ou Siri*. Imagine pedir a alguém (ou a alguma coisa) para limpar o chão da cozinha sem reclamar. É essa a alegria de ter um RFC. Os nossos robots têm uma aplicação associada à experiência de limpeza, concebida para lhe dar controlo total de todas as definições e ter uma visão clara do estado e da conclusão da sua limpeza.

9. Quão simples é reparar e limpar? 

null

Tal como um automóvel, é necessário efetuar a manutenção do seu RFC de vez em quando. Neste caso, deve ser fácil remover componentes como escovas e mopas para limpeza. Os equipamentos menos dispendiosos podem ser mais difíceis remover peças e acessórios e pode correr o risco de danificar um componente na tentativa de o desmontar. Certifique-se de que presta atenção à forma como os robots são construídos e à facilidade de manutenção e reparação das suas peças. Alguns RFC são concebidos com peças modulares, facilitando a manutenção ou a substituição de peças para reparação em vez de enviar um robot inteiro ou ter de substituir todo o dispositivo se alguma coisa se danificar ou consumir.

null

Alguns fabricantes afirmam que os seus robots e estações de carregamento se limpam sozinhos. Mas verifique sempre estas afirmações. As mopas são lavadas e secas cuidadosamente? O sistema é lavado com água fresca regularmente? A última coisa que quer é um aparelho de limpeza que faça a casa cheirar mal! Também recomendamos que escolha um dispositivo que envie uma notificação na aplicação quando o RFC precisar de atenção e que forneça automaticamente instruções sobre como resolver a situação. Por fim, escolha um fabricante que ofereça uma garantia, acesso fácil a uma linha de apoio e um suporte ao cliente rápido para problemas mais graves.

10. Protegerá a minha privacidade? 

null

À medida que a tecnologia evolui, o mesmo acontece com as salvaguardas que protegem os dados e a privacidade dos clientes. Um fabricante de confiança utilizará a encriptação para armazenar e limitar rigorosamente o acesso aos dados. As aplicações devem ser protegidas por autenticação de dois factores.

Outras medidas de segurança importantes incluem actualizações automáticas de software. Se precisar de vender o seu RFC, também deve ser fácil apagar os dados pessoais e domésticos antes de o passar para um novo proprietário. Procure fabricantes de longa data que tenham sido verificados por organizações de segurança de terceiros respeitadas e que tenham certificações de cibersegurança. 

Ajudem-me a escolher

Responde a algumas perguntas simples do nosso questionário de produto para determinar o produto ideal para ti.

Tens uma dúvida? A iRobot oferece assistência e apoio ao cliente. Para chamadas telefónicas, liga para o número +44 141 403 0566 para obteres apoio.

Período experimental de 60 dias em casa e envio gratuito

Encomenda com tranquilidade e desfruta de envio gratuito em encomendas superiores a 50 €.

* Funciona com dispositivos habilitados para Alexa, Siri e Google Assistant. Alexa e todos os logótipos relacionados são marcas comerciais da Amazon.com ou das suas afiliadas. Google é uma marca comercial da Google LLC. Siri é uma marca comercial registada da Apple Inc., registada nos EUA e noutros países e regiões.